sábado, 31 de janeiro de 2009

Mulheres de Axé discutem desafios para promoção dos direitos das mulheres


O evento(...) pretende dar voz às mulheres líderes engajadas em religiões Afro-Brasileiras. Os participantes do encontro vão discutir o papel e os desafios das mulheres de axé, expressão que tem origem no yorùbá “asè” e significa “nós realizamos, com a ajuda, a força e o poder de nossa crença nos Òrìsà e nos nossos Ancestrais”.
Durante o evento em São Luís, autoridades e líderes de organizações baseadas na fé devem discutir ainda temas como as iniciativas sociais dos terreiros liderados por mulheres, potenciais pontos de interseção com a Política Nacional de Saúde para as Mulheres, o II Plano Nacional de Políticas para as Mulheres e a Política Nacional de Saúde Integral da População Negra, além de desafios num mundo globalizado.
“As comunidades religiosas têm sido ativistas constantes no sentido de assegurar o respeito aos Direitos Humanos, em especial os direitos das mulheres e das pessoas jovens”, afirmou a Representante do UNFPA, Fundo de População das Nações Unidas no Brasil, Alanna Armitage.
Assim como acontece nos Terreiros, onde as mulheres são figuras centrais, no cenário político as mulheres devem participar de todas as discussões, da elaboração, implementação, monitoramento e avaliação das políticas públicas. Esse papel é fundamental para o desenvolvimento da sociedade como um todo.
O I Encontro Nacional Mulheres de Axé conta com a presença de representantes da Rede Nacional de Religiões Afro-Brasileiras e Saúde, lideranças religiosas de vários terreiros, da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres, da Área Técnica da Saúde da Mulher do Ministério da Saúde, da Secretaria de Estado da Mulher do Maranhão, da Secretaria Estadual de Saúde do Maranhão, do AKONI – Centro de Formação para a Cidadania, professores da Universidade Federal do Maranhão e representantes do UNFPA.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores