sábado, 31 de janeiro de 2009

Violência contra a Mulher. Disque 180



Relatos de violência contra a mulher crescem mais de 22% em 2008

A Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres (SPM) registrou aumento de 22,3% nos relatos de violência recebidos pela Central de Atendimento à Mulher em 2008 em relação ao ano anterior. Foram 24.523 chamados em 2008 e 20.050 em 2007.

Relatos de violência

Ameaça 26,5%

Assédio moral (trabalho) 0,1%

Assédio sexual (trabalho) 0,1%

Atentado violento ao pudor 0,4%

Calúnia 0,9%

Cárcere privado 0,7%

Difamação 5,9%Estupro 1,2%Exploração sexual 0,2%

Homicídio 0,1%

Injúria 1,9%

Lesão corporal grave 3,2%

Lesão corporal gravíssima 0,5%

Lesão leve 52,5%

Perseguições 3,0%
Tentativa de homicídio 1,1%

Violência patrimonial 1,9%

A Central de atendimento registrou quase 270 mil atendimentos (que engloba informações, relatos de violência, reclamação, entre outros) entre janeiro e dezembro de 2008 - um aumento de 32% em relação a 2007. Destes, mais de 117 mil eram solicitações de informação sobre a Lei Maria da Penha, aplicada em casos de violência à mulher. O número representa um crescimento de 245% em relação ao ano anterior. Segundo a SPM, diversos fatores contribuíram para o crescimento, entre eles a maior divulgação da lei e a capacitação das atendentes da central de atendimento. Entre os relatos de violência, 52,5% foram registrados como lesão corporal leve, 26,5% como ameaça e 5,9% como difamação. Estupro corresponde a 1,2% e violência patrimonial a 1,9%. Quase todas as agressões foram identificadas como violência doméstica (94,1%). Em mais da metade dos casos, o autor da agressão era o cônjuge da denunciante (63,2%). Os amigos representam 3,5% dos autores, e o pai, 0,8%. Em 64,9% das ligações, o serviço constatou que as agressões eram feitas diariamente.

O balanço também mostra o perfil da mulher que ligou para o 180: negra (39,2%), tem entre 20 e 40 anos (53,2%), é casada (24,8%) e cursou parte ou todo o ensino fundamental (33,3%). O campeão de ligações foi o Distrito Federal, com 351,9 atendimentos para cada 50 mil mulheres. Em segundo lugar está São Paulo (220,8) e, em terceiro, aparece o Estado de Goiás (162,8).

O serviço da SPM (ligue 180) funciona 24 horas, todos os dias da semana, inclusive finais de semana e feriados. A central de atendimento foi implantada em novembro de 2005.

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